quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Eu quero ser professora...



Marcelo diz:
Oi!
vezoca diz:
oi
Marcelo diz:
Tá fazendo?
vezoca diz:
nada, e vc?
Marcelo diz:
Refletindo. As aulas estão chegando.
Marcelo diz:
Olhe, me ajude no raciocínio.
Marcelo diz:
Quanto ganha um psicólogo por sessão?
vezoca diz:
100 pelo menos
Marcelo diz:
Ok. 100 reais. Por cliente numa sessão.
vezoca diz:
sim
Marcelo diz:
Vamos lá, guarde essa informação. O salário base do professor é 668,00 reais. Menos que dois salários mínimos. Considerando que um mês (668) tem quarto semanas...
Marcelo diz:
o professor ganha...
Marcelo diz:
167 por semana, confere?
vezoca diz:
confere
Marcelo diz:
Pois bem, então são 167 por 24 aulas.
167 / 24 = 6.96.
vezoca diz:
ai que triste isso
Marcelo diz:
6.96 é o valor da hora-aula que é de 50 minutos. Correto?
vezoca diz:
correto
Marcelo diz:
Considerando que há em média 40 alunos por sala, sendo bem otimista...
Marcelo diz:
6,96 / 40 =
vezoca diz:
credo
Marcelo diz:
0.17
vezoca diz:
um absurdo!
Marcelo diz:
Ganhamos 0.17 por cliente contra 100 (NO MÍNIMO) do psicólogo.
vezoca diz:
é triste
vezoca diz:
muito triste
Marcelo diz:
E olhe o nível do cliente do psicólogo e o do nosso, professor. É mais barato que ir ao psicólogo já que não tenho condições alguma para tal.
vezoca diz:
não tem plano de saúde?
Marcelo diz:
O Estado desconta compulsoriamente um plano de saúde do meu salário, que não funciona. Um tal de IAMSP
vezoca diz:
huummm... já ouvi falar da fama de fantasma desse plano
Marcelo diz:
Sim, são milhões de reais arrecadado de todo o funcionalismo público estadual.
vezoca diz:
afe
Marcelo diz:
Acho que é 12%, isso do meu salário pode parecer pouco mas do salário de um juíz é grana pra caramba.
Marcelo diz:
Enfim, é muito dinheiro pro bolso de alguém.
vezoca diz:
realmente
Marcelo diz:
Pois então Prima, por 0.17 centavos vale muito mais catar latinha, cortar cabelo, ser jardineiro ou qualquer outra coisa.
vezoca diz:
pois é
Marcelo diz:
Se liga na conversa:


“Profª Fulana” diz: é muito bom encontrar uma criança que não sabia lê e escreve com 9 anos depois de um ano de travalho vê ela lendo
“Profª Fulana” diz: trabalho
“Profª Fulana” diz: apezar de td de ruim q acontece isso não tem dinheiro q paga
vezoca diz:
apeZar...¨¨
Marcelo diz:
Bem, alfabetizar criança não é comigo, sou formado em história.
Marcelo diz:
Pois é, ela ALFABETIZOU crianças.
Marcelo diz:
Você acha que ela está infeliz com 0,17 por "criança"?
vezoca diz:
pelo o q ela disse, parece q não
Marcelo diz:
Seiscentão dá pra ela fazer "azzzunha" e ir ao "xópis."
Marcelo diz:
Esse é o nível do professorado Prima. A profissão proletarizou.
Marcelo diz:
Na minha escola, que é uma escola grande, só eu faço greve. As "tia" estão contente com os seiscentão. Conseguiram sair da tutela do marido.
vezoca diz:
azzzzzunha é ótimo
Marcelo diz:
Sim, e escutam a rádia de manhã.
vezoca diz:
hahaha
Marcelo diz:
Essa "caridosa alfabetizadora" é formada em história, e apezar dos pezares, ganha como eu. O mesmo salário.
vezoca diz:
hahahaha
Marcelo diz:
Tu achas que algum dia haverá mudança?
vezoca diz:
eu? quem sou eu para opinar nessa história?
Marcelo diz:
Quem sai um pouquinho da média busca outros horizontes, mesmo que seja o horizonte do corte de cabelo.
vezoca diz:
não sou ninguém, meu caro primo! ninguém!
Marcelo diz:
Estou te mostrando objetivamente que a categoria não se mobilizará, pois a esmagadora maioria sabe da sua condição de medíocre.
Marcelo diz:
E dando pra fazer azzzzuuunha já tá de bom tamanho. Entendeu?
vezoca diz:
uhum
Marcelo diz:
Viva os 600tão!


E eu quero mesmo. É claro que quem me conhece sabe que farei um mestrado, se der um doutorado e darei aula em faculdades onde o salário é bem melhor. Mas é um absurdo não se dar conta do caos que se encontra a educação do nosso digníssimo país. Um nojo. Um caos que se resolve com uma única palavra: Respeito. Respeitem a educação. Respeitem os professores. Respeitem o futuro. Porra, até quando vamos viver em um país que trata a educação como um sitesta de emburrecimento e controle em massa?




5 comentários:

ERIK JONES disse...

Triste o pacto da mediocridade, o Bundamolismo, o jeitinho salafrário do plano de saúde compulsório ...

Deprime ... deprime muito que educação não seja prioridade.

Essa reflexão sobre as horas, guardadas as devidas proporções, já fiz ao ler o Boa Chance de Domingo, que sai no Globo. Na letra "A" a hora da Acompanhante vale 3000% mais que a hora de um advogado audiencista ...

Está excepcional a conclusão ...

Ana Paula disse...

aaaafff.... fala sério heim???

vamos fazer azunha??

André disse...

O Busato errou na minha matrícula. Quer mesmo que eu respeite?

Jewdee disse...

p*ta madre, queria ter naciso milionária e neim precisar saber disso.

é duro ser maria, de chinelo na cozinha.

... disse...

Triste é vida de jogador de futebol, piloto de fórmula 1, etc., alguns ganhando mais de milhão por mês! POR MÊS!! HAHA Uma supervalorização de besteiras inacreditável.